Marcelo nasceu e mora em Campina Grande, na Paraíba. Estudou em escola pública no Ensino Fundamental e com bolsa de estudos no Ensino Médio. Na faculdade fez biologia e desistiu para ingressar em medicina na UNIFACISA, de Campina Grande, conquistando bolsa integral pelo ProUni e se formando em 2016. Em 2018, foi aceito no doutorado em Stuttgart, na Alemanha. Mudou-se para lá com a esposa e a filha de 2 anos, mas viu-se obrigado a interromper os estudos e voltar ao Brasil, pois a pequena foi acometida de câncer.

Com a Sanar, conseguiu estudar online para sua prova de residência e passou em Cirurgia Geral em primeiro lugar. O estado de saúde da menina, porém, continuou a inspirar cuidados, e Marcelo abriu mão da vaga. Diante dessas circunstâncias, o aplicativo de estudo para a residência da Sanar se tornou ainda mais importante.

Neste ano, Marcelo voltará a usá-lo para fazer a prova novamente. “Tenho interesse em cirurgia geral ou anestesia, principalmente por se tratar de uma área de cuidados críticos. Para mim, isso significa salvar vidas da forma mais aprofundada possível. Não concordo quando dizem que UTI é lugar de morrer. Para mim não é nada disso: UTI é lugar de ficar bom”, afirma.