Celcoin

Tema

Inclusão Financeira

Setor

Correspondente Bancário

Sede

Alphaville/SP

Estratégia

Venture Capital

Fundo

VOX Impact Investing II

Data de Investimento

Março de 2019

ODSs

11089

Impactômetro

Nível 7

A Celcoin é uma fintech que usa tecnologia para expandir o acesso ao atendimento bancário. A empresa possui duas linhas de negócios. A primeira é o aplicativo Celcoin, que oferece soluções de atendimento à população através de microempreendedores que operam como correspondentes bancários. A segunda é o Celcoin f.hub, uma solução de API (Interface de Programação de Aplicação) com backend bancário completo, que possibilita que outras fintechs ofereçam a opção de pagamento de contas em suas plataformas.

A Celcoin desempenhou um papel essencial para os brasileiros em 2020. Em razão da população ter pouco acesso aos serviços financeiros – de acordo com a Febraban, dois terços dos boletos no país ainda são pagos em dinheiro–, a solução e a proposta de valor do negócio se mostrou oportuna e relevante no contexto da pandemia. Com agências ou lotéricas fechadas, o crescimento da Celcoin avançou. As pessoas não conseguiam efetivar ou pagar suas contas e os pequenos comércios se tornaram correspondentes bancários por meio do app, reduzindo assim os custos de transação. Ou seja, o agente que baixa o aplicativo da Celcoin dá acesso ao pagamento da conta pelo usuário final ao mesmo tempo que passa a ter uma fonte de renda extra ao utilizar a plataforma e receber uma porcentagem pela transação. Diante deste panorama e em razão da operação já estar estruturada e conectada em rede, pode-se dizer que a pandemia acelerou o crescimento da rede de agentes e da própria Celcoin. Hoje, a fintech é uma das redes bancárias mais capilarizadas do Brasil.

“No início, ficamos com aquele frio na barriga. Na última semana de março, percebi uma queda dos agentes ativos. Cogitei se a rede seria reduzida. Mas, surpreendentemente, aconteceu o contrário. Percebemos que a maior parte trabalhava com serviços essenciais. Eram pequenos mercados, farmácias, padarias, mercearias, e que acabaram recebendo uma demanda maior do consumidor final. Entre seis a oito meses, crescemos de 20 para 30 mil agentes e nosso maior desafio foi se adaptar a essa operação. Nós queremos ser a plataforma de serviços financeiros que permite a qualquer agente levar produtos e serviços aos seus clientes. Estamos sempre tentando saber qual é a demanda nova que o consumidor final quer ter. Continuamos inovando e preparamos um conjunto de APIs para as fintechs plugadas na plataforma. Agora é pensar no futuro. Nosso desafio para 2021 é dobrar de tamanho e multiplicar a operação. Tudo isso diante de um ambiente em constante mudança.”

Marcelo França
CEO da Celcoin
INPUT
O que a empresa faz?

• App Celcoin: aplicativo de  celular pelo qual os agentes Celcoin atuam como correspondentes bancários.

• Celcoin f.hub: modelo B2B de  licenciamento da infraestrutura de pagamento de conta.

OUTPUT
Resultado imediato do produto

• Ampliação do acesso aos serviços bancários à população.

• Incremento de renda para  microempreendedores.

OUTCOME
Resultado a médio e longo prazo

• Maior conveniência e redução  do custo de transação da população no pagamento de contas.

• Melhoria do fluxo financeiro e do desempenho dos microempreendedores.

IMPACTO
O que a empresa quer?

• Aumentar o acesso aos serviços  bancários e alavancar o fluxo  financeiro de micro e pequenos  empreendedores.

O que é o objetivo?

Relevância do negócio

Ampliação de acesso a pontos de atendimento bancário, complemento de renda para microempreendedores e infraestrutura tecnológica para outras fintechs.

Quem é afetado?

Público-alvo

Pequenos estabelecimentos comerciais e população com acesso restrito a serviços bancários


Quanto de mudança está acontecendo?

Indicadores – posição em 2020

17,3 mil

agentes Celcoin

22,5 milhões

clientes finais atendidos

80%

aumento de fluxo de clientes

90,4%

agentes Celcoin muito satisfeitos e satisfeitos


Qual foi a Contribuição?

Depoimento

FERNANDA – SÃO VICENTE/SP

Fernanda Guimarães, de 29 anos, é empresária e mora em São Vicente (SP). Ela conheceu a Celcoin pelo Google, quando precisou de um aplicativo para recarga de celular e estava insatisfeita com outra empresa. Ela destaca a eficiência da fintech por tê-la ajudado a atrair mais clientes ao seu empreendimento. Além disso, a empresária ressalta a seriedade da Celcoin e sua admiração pelo trabalho realizado, com respeito aos clientes: “Nunca tive problemas e nem falhas. Sempre que precisei, fui prontamente atendida. É uma ferramenta de trabalho séria, que traz conforto à população do meu bairro”.

Indicadores

• Aumento de 74,1% no fluxo de clientes do microempreendedor¹

• Aumento de 69,1% do faturamento do microempreendedor²

Análise Independente

• Celcoin e o efeito de uma abordagem cooperativa com parceiros da plataforma. Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra.

• Celcoin e os Custos de Transação dos Clientes Finais. Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra.

¹: Percentual de agentes que perceberam um aumento do fluxo de clientes em seu estabelecimento
²: Percentual de agentes que perceberam um aumento na sua receita

Qual é o Risco?

Dimensão acompanhada pela VOX Capital em gestão do portfólio.