Grão

Tema

Inclusão Financeira

Setor

Microinvestimentos

Sede

São Paulo/SP

Estratégia

Venture Capital

Fundo

VOX Impact Investing II

Data de Investimento

Novembro de 2019

ODSs

1108

Impactômetro

Nível 3

A Grão é uma fintech cuja plataforma permite que qualquer pessoa possa começar a investir, a partir da alocação mínima de R$1,00. Este processo é feito por meio de transferência bancária ou boleto, sem incidência de tarifas e com rentabilidade superior à poupança. O aplicativo da Grão tem uma interface intuitiva, com admissão ágil e simplificada, além de oferecer ferramentas que apoiam a saúde financeira do usuário, como organizador de ganhos e gastos, simulador de objetivos, programas de engajamento via desafios e conteúdo sobre educação financeira.

Durante a pandemia, a Grão provou sua proposta de valor: a reserva financeira de emergência. A empresa atua dentro de uma demanda mal atendida no Brasil, onde pequenos poupadores e com poucos recursos não encontram oferta para investimento. Porém, quando a pandemia chegou, muitas pessoas acabaram perdendo emprego e renda – o que poderia levar uma tendência de resgate das reservas de emergência feitas pelos clientes na plataforma da Grão. Mas ocorreu o contrário: a empresa percebeu que, cada vez mais, seus clientes estavam guardando dinheiro e, com isso, viu crescer o engajamento em redes sociais, o volume de clientes e o saldo médio de poupança do negócio. Apesar do crescimento do negócio, o mercado financeiro e os bancos também começaram a ofertar estímulos para consumidores e, com taxas de juros negativas, mais produtos para pequenos poupadores entraram no mercado, aumentando a concorrência. Esse cenário estimulou a Grão a pensar em outros modelos de negócio e o lançamento de um novo produto. No final de 2020, o Crédito Atalho surgiu como solução misturando serviços de poupança e crédito e se tornou o foco de atuação já em 2021 com objetivos de escalar seu modelo de negócio. A pandemia acelerou as pessoas a poupar – o que foi importante para a base–, mas a queda da taxa de juros, nesse momento de estímulo econômico, fez com que a Grão repensasse o modelo de negócio.

“Em 2020, muitas pessoas usaram suas reservas de emergência pela primeira vez. É realmente um desafio parar de pensar no hoje e começar a planejar o amanhã. E isso impactou o modelo de negócio da Grão. A empresa também passou por mudanças. Não temos mais escritório fixo, mas a equipe cresceu no Brasil inteiro. No início, tivemos receio de como conseguiríamos manter a equipe engajada e isso foi um grande desafio. Com o decorrer da pandemia, testamos um novo produto, o microcrédito. Tivemos que inovar quando o cliente perdeu o poder de renda e também de poupar. Isso mostra que precisamos estar abertos a mudanças sempre. Para o futuro nossa expectativa para 2021 é participar de uma rodada de investimentos e aprimorar o aplicativo. Queremos continuar crescendo.”

Mônica Saccarelli
CEO e Cofundadora da Grão
INPUT
O que a empresa faz?

• Aplicação.

• Organizador de finanças  pessoais.

• Plataforma sobre educação financeira.

OUTPUT
Resultado imediato do produto

• Ampliação do acesso a alternativas de investimentos rentáveis e ferramentas de  educação financeira.

OUTCOME
Resultado a médio e longo prazo

• Melhoria da saúde financeira  das pessoas e aumento da resiliência econômica.

IMPACTO
O que a empresa quer?

• Transformar os brasileiros em investidores, para que tenham liberdade de escolha.

O que é o objetivo?

Relevância do negócio

Opções de investimento e poupança acessíveis, que tornam as pessoas menos vulneráveis economicamente.

Quem é afetado?

Público-alvo

Pessoas das classes B e C que procuram educar-se financeiramente e guardar dinheiro.


Quanto de mudança está acontecendo?

Indicadores – posição em 2020

R$ 6,8 milhões

ativo sob gestão

255,8 mil

total de clientes cadastrados

27,9 mil

clientes ativos

2,4

frequência de investimento


Qual foi a Contribuição?

Depoimento

VITÓRIA – RIO LARGO/AL

Vitória Maria Moreira dos Santos, de 23 anos, mora em Rio Largo (AL) e está concluindo a Graduação de Engenharia Civil. Ela conheceu a Grão por intermédio de uma pesquisa em aplicativos, pois seu objetivo era guardar dinheiro. Com o investimento feito, conseguiu comprar um terreno para construir sua casa, futuramente: “Sou grata à Grão, pois me ajudou a criar o hábito de guardar, planejar e poupar”. Sobre a empresa, destaca: “Ela sempre foi transparente e transmitiu confiabilidade, desde o aplicativo até os colaboradores”.

Indicadores¹

• % Melhoria de saúde financeira

• % Maior independência financeira

¹: Indicadores ainda não implementados

Qual é o Risco?

Dimensão acompanhada pela VOX Capital em gestão do portfólio.