Magnamed
A Magnamed é uma fabricante de equipamentos de ventilação pulmonar voltados aos cuidados críticos de saúde. O objetivo da empresa é ajudar a preservar vidas, contribuindo com o aumento da disponibilidade dos leitos de UTI hospitalares e a redução das mortes em transporte ambulatorial. Seus produtos são versáteis e atendem todos os perfis de paciente (considerando categorias de idade e peso), possuem maior disponibilidade de bateria, além de a interface ser de fácil utilização, evitando erros na parametrização do equipamento.
A Magnamed teve um papel central na atuação do combate à pandemia causada pelo Coronavírus. Ela foi investida em 2015 e analisamos os dados com relação ao número de leitos de cuidados críticos no Brasil, que era inferior à média de 10 mil habitantes de outros países. Ou seja, uma oferta baixa de leitos de UTI no Brasil, que ocorre por falta de equipamentos essenciais, como o ventilador pulmonar, por exemplo. A Magnamed já tinha uma proposta de valor muito forte e a VOX investiu na ampliação da sua capacidade produtiva. Em 2020, foi necessário crescer rapidamente e diante do contexto que os países estavam enfrentando, com problemas semelhantes, houve dificuldade acentuada para a importação desses equipamentos. No Brasil, existem apenas dois fabricantes de ventiladores pulmonares. E, dos mais de 7.000 ventiladores pulmonares que o Ministério da Saúde comprou em 2020, quase 5.000 foram fornecidos pela Magnamed. Foi fundamental para o país ter um fabricante desse tipo de equipamento durante a pandemia – ao mesmo tempo que a demanda por exportação também está crescendo.
“Quando chegou a requisição do Ministério da Saúde em março (2020) ficamos preocupados, porque era um desafio grande para o tamanho da empresa. Mas também sabíamos que era a hora de testar o que foi desenvolvido durante os mais de 15 anos na empresa. Foi um trabalho em conjunto e um consórcio de empresas se uniu com o objetivo de entregar a maior parte dos ventiladores pulmonares necessários, no menor intervalo de tempo possível. A iniciativa foi chamada de Projeto Respira Brasil e Magnamed pode contribuir com o país. É importante lembrar que nossa empresa tem um sistema de gestão de qualidade desenvolvido, e o produto é elaborado junto com profissionais de alta qualidade. Vale dizer que, apesar do crescimento de 2020, a nossa participação no mercado mundial ainda é pequena, mas estamos prontos para expandir.”
Wataru Ueda
Cofundador e CEO da Magnamed
INPUT
O que a empresa faz?
• Ventiladores pulmonares estacionários utilizados em leitos de UTI.
• Ventiladores pulmonares de transporte utilizados em remoções emergenciais.
OUTPUT
Resultado imediato do produto
• Unidades de saúde adequadamente equipadas para atendimento crítico.
OUTCOME
Resultado a médio e longo prazo
• Atendimento crítico de saúde mais eficiente.
• Aumento das chances de sobrevivência durante a internação e o transporte de pacientes.
IMPACTO
O que a empresa quer?
• Ajudar médicos e socorristas a salvarem vidas com equipamentos inovadores na área de cuidados críticos, em busca de um mundo com pessoas saudáveis.
O que é o objetivo?
Relevância do negócio
Equipamentos capazes de atender as necessidades de hospitais em países emergentes, unindo tecnologia e usabilidade, possibilitando um bom funcionamento em um contexto de poucos recursos, como o encontrado no sistema público de saúde.
Quem é afetado?
Público-alvo
Unidades hospitalares de cuidados críticos públicas e privadas.
Quanto de mudança está acontecendo?
Indicadores – posição em 2020
Números de equipamentos vendidos no ano
7,2 mil
Total de equipamentos
855
Privado
5,6 mil
Público
765
Exportação
Hospitais equipados
125
Total de hospitais equipadas no ano
43
Privado
52
Público
30
Exportação
Ambulância equipadas
5,4 mil
Total de ambulâncias equipadas no ano
576
Privado
4,4 mil
Público
462
Exportação
Atendimentos realizados
5,05 milhões
Total de atendimentos realizados no ano
964,2 mil
Privado
3,1 milhões
Público
951,6 mil
Exportação
Qual foi a Contribuição?
Depoimento
SHIRLEY – SÃO PAULO/SP
Shirley Ferraz Crispilho é fisioterapeuta e mora no Jaçanã, distrito da cidade de São Paulo. Ela conheceu os produtos da Magnamed na UTI do hospital onde trabalha. “É uma empresa séria e que dá o suporte necessário”. Ela utiliza o Oxymag (Ventilador Pulmonar para Transporte) no deslocamento de pacientes pediátricos. A fisioterapeuta ainda assegura a versatilidade no atendimento médico dos produtos: “O aparelho é muito útil, devido à variedade de públicos que ele pode atender”.
Indicadores¹
Percepção de usabilidade dos usuários em relação a:
• % fácil usabilidade
• % sensação de segurança no uso
Análise Interna
Estudo sobre a Usabilidade do FlexiMag Plus, realizado pela equipe da Magnamed. Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra.