Não é novidade que o dinheiro é uma ferramenta poderosa de mudança e pode transformar o mundo: os seus investimentos, os seus recursos, deixarão um legado, seja positivo ou negativo. Mas será que é possível causar impacto positivo no mundo e, ao mesmo tempo, gerar retornos competitivos para quem investiu?
A VOX existe há 12 anos para mostrar que sim, é possível. E mais do que isso: investir em impacto é um ótimo negócio. Por meio de nossos três fundos, nós financiamos iniciativas que buscam solucionar alguns dos enormes problemas sociais que enfrentamos no Brasil, salvando vidas, educando jovens e dando acesso ao crédito a milhões de brasileiros. E com isso, conseguimos uma ótima performance financeira para nossos investidores. E é essa a história que queremos contar para você em mais detalhes no nosso Relatório 2020, que acaba de ir ao ar:
“Todo investimento tem risco e tem retorno, mas tem impacto – afinal, é impossível ter um investimento sem impacto, porque o seu dinheiro está criando algo no mundo. Então, chegou o momento de olharmos e trabalharmos essa terceira dimensão. No futuro VOX, todos estarão perguntando: ‘o meu dinheiro está gerando algo bom ou ruim no mundo?'”, reflete Daniel Izzo, sócio e fundador da VOX Capital.
Sabemos que o risco atrelado aos investimentos é uma variável importante a ser considerada e acreditamos que conhecer o caminho do dinheiro pode garantir ainda mais confiança. É que impacto e retorno financeiro andam lado a lado – na verdade, um potencializa o outro. E os números do nosso Relatório 2020 falam por si só.
O impacto é um ótimo negócio
Somos protagonistas no ecossistema de investimento de impacto, e foi apostando nessa ideia que hoje nós estamos entre os melhores fundos do Brasil. Em 2020 entregamos 72% de retorno no VOX Impact Investing II e, pelo 9º ano consecutivo, fomos laureados no Impact Assets 50 entre as melhores gestoras de impacto do mundo.
Esse nosso DNA atrai empreendedores de alta performance com interesse em solucionar problemas sociais relevantes enfrentados pela população. Juntas, as 16 empresas em que investimos através de nossos três fundos faturaram R$ 493 milhões em 2020, ao mesmo tempo que:
- promoveram acesso a serviços financeiros para 22 milhões de brasileiros da base da pirâmide;
- deram acesso a saúde de qualidade para 60 mil brasileiros sem acesso ao sistema privado tradicional;
- equiparam 5,6 mil hospitais e ambulâncias, inclusive com respiradores para pacientes com COVID-19;
- promoveram a capacitação de 420 mil profissionais da saúde.
No nosso Relatório 2020, contamos algumas das histórias por trás desses números. É o caso da Celcoin, fintech que faz parte do portfólio da VOX e conecta pequenos empreendedores e consumidores finais em um elo financeiro de impacto pelo país. “Estamos sempre próximos e tentando adivinhar qual é a demanda nova do consumidor. Como podemos ajudar? Temos que estar em contato permanente. É um trabalho contínuo de melhorias de produtos e da estrutura, para que todos possam crescer juntos”, destaca Marcelo França, CEO e fundador da empresa. Desde que a VOX investiu na Celcoin, a empresa cresceu 12 vezes. Isso não é por acaso.
O olhar do passado impactando o presente
Mesmo antes da pandemia, a VOX acreditou na relevância dos respiradores pulmonares da Magnamed, empresa que faz parte de nosso portfólio desde 2015. Na época, acreditamos na possibilidade de facilitar o atendimento de cuidados críticos e habilitar as unidades de tratamento intensivo. Hoje, em 2021, esses respiradores salvam vidas em hospitais públicos do SUS e hospitais privados por todo o país. “A crise nos mostrou quão necessárias são as soluções que resolvem problemas reais das pessoas”, diz Gilberto Ribeiro, COO da VOX.
“Ao olhar a grande tragédia da pandemia, nos provocamos a pensar ainda mais sobre o que pode (e deve) ser diferente para que todas as pessoas tenham uma vida digna. Como viver um futuro mais justo e equitativo? E como o fluxo do dinheiro pode contribuir com essas mudanças? A VOX é movida por essa inquietação: construir e descobrir a cada momento qual o próximo passo”, explica Jéssica Silva Rios, sócia da VOX. 100% dos investimentos impactam vidas. O que o seu dinheiro está transformando?